Como a NETFLIX utiliza a análise de dados?

Apesar dos serviços de stream serem algo recente, a Netflix é uma empresa que está no mercado e possui uma base de dados desde 1997.

Hoje em dia, o Big Data está por trás do sucesso da Netflix, além de muita criatividade.

O primeiro projeto baseado nos dados da empresa foi ‘House of Cards’, criada em 2013, a série foi resultado de um trabalho de análise que envolvia o tema abordado, protagonista e diretor, respectivamente Kevin Spacey e David Fincher. A Netflix tinha certeza que a série seria um sucesso através do interesse dos espectadores em programas similares.

‘Orange is the New Black’ seguiu a mesma fórmula e conquistou fãs logo de cara. Weeds, série de Jenji Kohan, criadora de OITNB, teve um ótimo desempenho em termos de envolvimento e visualização na plataforma, o que fez com que a Netflix aproveitasse o humor ácido e as protagonistas femininas para criar mais um hit.

A Netflix utiliza Big Data para reunir informações de forma rápida e trazer recomendações aos seus usuários, favorecendo a experiência entre o espectador e o stream. Pausas, pesquisas, abandonos e muito mais são levados em consideração para criar o perfil do cliente e o seu gosto pessoal. É um ótimo exemplo de uma empresa que cresce cada vez mais com análise de dados!

Nessa época, os DVDs eram enviados por transportadoras para as casas, o que ajudava a companhia a coletar informações como os nomes dos clientes, filmes, classificação e quando eram assistidos.