Big Data e Analytics: como eles se complementam para basear as tomadas de decisão da sua empresa

O uso de Big Data e do Analytics faz toda diferença nos negócios de diferentes segmentos e em diversos patamares.

Analytics
É a análise de dados de forma geral. Utilizando softwares, é possível coletar e processar dados brutos, gerando informações de valor. Assim, é possível embasar discussões e tomar melhores decisões.


Big Data
Num mundo digital, há uma variedade muito grande de dados que não seguem nenhum padrão. Então, o Big Data refere-se a dados não estruturados e, por isso, precisam ser organizados antes da análise.

Dessa forma, esses dois conceitos complementam-se, uma vez que o analytics é o responsável por transformar uma variedade imensa de dados – o big data – em estratégias para tomada de decisão.

O principal objetivo da ciência de dados é entregar informações que auxiliem as tomadas de decisões e esse conceito está em todos os lados: no cotidiano das pessoas, na administração de empresas e até na gestão de um país.

O Analytics é uma das possibilidades que ajudam no processo de quem utiliza o Big Data para alcançar os objetivos de negócio. A finalidade é utilizar os dados de forma que aumente a vantagem competitiva das empresas, aprimorando as operações internas e com a forma de lidar com o mercado.


Você não pode ficar de fora, né?