Olha! Um bando de dados! Preciso criar um Dashboard em Power BI!

Não, não estamos criticando o Power BI, que é uma ferramenta excelente para visualização de dados. Inclusive somos especialistas nela!

Acontece que vemos uma verdadeira enxurrada de profissionais criando painéis em Power BI e mostrando dados da empresa com pouco, ou nenhum, tratamento necessário do dado. É de conhecimento geral para os profissionais de dados que uma “sanitização” é necessária, evitando assim que a tomada de decisão da empresa seja feita em cima de dados que não refletem a realidade.

Uma outra preocupação constante é a segurança da informação. É necessário disponibilizar os conjuntos de dados da empresa com cautela, para que apenas as pessoas permitidas tenham acesso à informações sensíveis e estratégicas.

Claro que não estamos tentando voltar a era do “abre um chamado para ter um relatório”, mas um projeto de dados bem feito passa pela administração do dado em si. Daí com os devidos cuidados sobre a qualidade e segurança da informação, podemos disponibilizá-la de forma democrática dentro da organização e todos os colaboradores podem usar a ferramenta que preferirem para criar seus dashboards e visualizações da informação, de uma forma geral.

Não vou entrar no mérito de que também há estudos sobre design de dashboards para uma melhor leitura da informação pelo olho humano. Isso é assunto para outro post.

Fica a reflexão: seu dashboard foi construído sobre o melhor dado para a tomada de decisão?