A sua empresa já está preparada para a LGPD?

A Lei Geral de Proteção de Dados, conhecida popularmente como LGPD, entrou em vigor em setembro de 2020 e regulamenta o uso de informações pessoais, como nome completo, CPF ou RG, de pessoas físicas que estejam em qualquer banco de dados empresarial, nuvem, sistema e, até mesmo, papel.

A LGPD é fiscalizada pela Autoridade Nacional de Proteção de Dados Pessoais (ANPD) e tem como objetivo proteger a privacidade e garantir segurança da população, trazendo controle sobre os dados, permitindo também a transparência sobre o seu uso. A melhor forma de preparar a sua empresa para a nova lei, é mapeando o armazenamento e processamento dos dados, além de gerenciar quem possui acesso e atualizar-se com frequência sobre a utilização das medidas de segurança.

Foi estabelecido pela ANPD, que o tamanho do dano causado e a gravidade serão os critérios considerados para punição dos estabelecimentos que descumprirem as regras.

A partir de agosto de 2021, a LGPD passará a vigorar de forma integral e as empresas poderão ser multadas em até 2% de seu faturamento ou receber advertências.

A sua empresa já está preparada para a LGPD?