Os 5 passos da análise de dados

A análise de dados é um recurso que pode ajudar você a resolver questões atuais, prever acontecimentos futuros e obter insights que darão suporte a tomadas de decisões assertivas!

Veja todo o processo da análise de dados em 5 passos.

(1) Definição do problema
Nesta etapa, é necessário entender o que a análise de dados vai ajudar a resolver. Quando uma análise de dados é feita, é necessário um objetivo específico, é preciso identificar a questão que precisa ser resolvida.

(2) Plano de ação
Aqui, precisamos definir como iremos resolver determinado problema. É necessário saber que tipo de dados precisamos para resolver o problema detectado. Definiremos onde vamos encontrar os dados necessários para responder à nossa questão.

(3) Coleta de dados
Determinaremos qual será o método de coleta, onde e quais informações podem ser coletadas e realizaremos um trabalho de limpeza para preparar os dados para a próxima etapa.

(4) Análise dos dados
Nesta etapa os dados serão organizados e manipulados para conseguirmos extrair insights e informações.

(5) Interpretação dos resultados
Após a análise, precisamos saber se o nosso problema inicial foi resolvido por completo ou se há alguma objeção e se ainda existe alguma limitação. Se a interpretação supera todos os questionamentos você alcançou uma boa conclusão.

Precisa de ajuda?
Conte com o time da Jebs!