Os 5 Vs do Big Data

Os 5 Vs, Volume, Variedade, Velocidade, Veracidade e Valor são as principais configurações do Big Data.

Quer saber um pouco sobre eles? Continue a leitura

1.Volume
Em relação à grande quantidade de dados gerados por segundo. A cada dia de ação executada na internet, são zetabytes e brontobytes que circulam na rede. O Big Data lida com todo esse volume de dados que tende a crescer ainda mais.

  1. Velocidade
    Significa a velocidade com que os dados são criados. Porém, para a informação ser útil e poder ser trabalhada, a análise desses dados também precisa ser rápida, assim, eles podem ser disseminados sem precisar passar por algum banco de dados anteriormente.
  1. Variedade
    Se temos um grande volume de dados, também temos uma vasta variedade desses dados. Todos os dias vastas e distintas informações preenchem o nosso dia a dia na rede como fotos, áudios, vídeos, e-mails e o Big Data é capaz de ordenar essa variedade e quantidade de informação.
  1. Veracidade
    Com o Big Data não é possível controlar cada item falso na internet, mas com análises e estatísticas de grandes volumes de dados é possível compensar as informações incorretas.
  1. Valor
    Garantir acesso a uma quantidade gigantesca de informação por segundo não adianta nada se isso não puder gerar algum valor. É importante que empresas utilizem o Big Data, mas também é necessário pontuar todos os custos, benefícios e tentar agregar valor a esse trabalho.


Você conhecia os 5 Vs?