Três desafios para a Implantação de Soluções de Analytics

Três desafios para a Implantação de Soluções de Analytics

A transformação digital está muito além de uma tendência.

1 – Defina o objetivo de sua solução
Como disse o gato no filme da Alice, quem não sabe para onde quer ir, qualquer caminho serve. É preciso ter em mente o principal objetivo da solução a ser implantada.

Seu princípio estratégico básico deve ser o uso de dados para conduzir decisões que melhoram suas operações.
Comece definindo prioridades com base nas necessidades dos negócios, não na tecnologia. A tecnologia é uma ferramenta, não deve ser escolhida por questões de gosto, mas por ser a melhor para alcançar o objetivo em questão.

Uma estratégia eficaz alinha seus investimentos existentes e futuros com os resultados desejados e abre caminho para um futuro sustentável. Por exemplo, quando seus processos são executados com mais eficiência, você pode melhorar a maneira como usa tudo, desde matérias-primas a energia. Mais eficiência certamente reduzirá o desperdício.

2 – Entendendo como começar
A diretoria não pode esperar mais de 30 dias para começar a ver um gráfico na tela. Analytics é como um iceberg, 80% do trabalho está em uma área não visível para seus diretores, está submerso.

Querer resolver todos os problemas da empresa de uma vez vai te levar a um processo demorado onde não serão vistos resultados práticos. A direção da sua empresa nunca vai entender a beleza por trás dos dados se não começar a vê-los… de preferência, terabytes traduzidos em pequeno conjunto de dados que o auxiliam a tomar uma decisão.

Sendo assim, escolha um processo da empresa de maior impacto para começar a seu projeto de Analytics. Depois do sucesso deste primeiro projeto você amplia sua implantação para as demais áreas da empresa.

3 – Prepare e engaje seu pessoal
A implantação bem-sucedida de um projeto de analytics requer muito mais do que adquirir e implementar a tecnologia mais recente. Começa com as pessoas. A transformação digital é tanto uma transformação cultural quanto uma transformação tecnológica. Você pode ter as ferramentas e os parceiros certos, mas sem colaboradores envolvidos, sua transformação falhará.

Reserve um tempo para identificar e se comunicar com todas as partes interessadas da organização. É essencial que eles entendam e apoiem essa transformação.

Reconheça que a mudança é perturbadora, enfatizando que também traz oportunidades e é necessária para a sustentabilidade a longo prazo da organização. Reserve um tempo para informar e envolver seu pessoal, ajudá-lo a adquirir novas habilidades sempre que necessário e evangelizar o valor dos dados para toda a organização.

Lembre-se, você não está sozinho. Outra pessoa enfrentou e superou desafios semelhantes. Aprenda com quem já esteve lá – e deixe-nos ajudá-lo também.

Contatos:
(21) 3005-3047 | (11) 2626-2523
(21) 98500-8742
contato@jebsweb.com.br
www.jebsweb.com.br