5 mulheres que fazem parte da história da Tecnologia

Se você acredita que o mundo da tecnologia é pautado apenas por homens, veja cinco mulheres (das muitas) que impactaram a indústria tecnológica.

1- Ada Lovelace
A Condessa de Lovelace, conhecida como Ada Lovelace, nascida em 1815, foi uma matemática e escritora inglesa que criou o primeiro algoritmo para ser processado por uma máquina, sendo a primeira programadora da história. A relevância da criação de Lovelace é tão grande que há diversos anos em todo dia 15 de outubro é comemorado o Ada Lovelace Day para celebrar as conquistas das mulheres nas áreas de tecnologia, ciência, matemática e engenharia.

2- Grace Hopper
Grace Murray Hopper, nascida em 1906, foi uma analista de sistemas da Marinha dos Estados Unidos nas décadas de 1940 e 1950. Ela conquistou títulos como “a incrível Grace Hopper”, “Rainha da Computação”, “Rainha da Codificação”, “vovó do COBOL” e “Grande Dama do Software”. Grace desenvolveu a linguagem de programação Flow-Matic que serviu como base para a criação do COBOL (Common Business Oriented Language) – usado até os dias de hoje em processamento de bancos de dados comerciais.

3- Mary Kenneth Keller
Mary Kenneth Keller, nascida em 1913 nos Estados Unidos, foi uma freira que dedicou sua vida às ciências da computação e foi a primeira mulher da história a se tornar doutora nessa área. Muito envolvida com didática, educação e ensino, Mary enxergou potencial nos computadores para se tornarem uma ferramenta educacional e de desenvolvimento humano, que ajudaria a promover o ensino de qualidade e aumentar o acesso à informação.

4- Radia Perlman
Radia Perlman, nascida em 1951 nos Estados Unidos, é uma cientista da comunicação considerada como a “Mãe da Internet” por sua invenção do protocolo STP (Spanning Tree Protocol), fundamental para a operação de bridges de rede.

5- Carol Shaw
Carol Shaw, nascida em 1955 na Califórnia, foi a primeira Mulher a se destacar no mundo dos games e é uma das principais pioneiras para a igualdade de gêneros nesse segmento. Ela foi a responsável por programar o jogo River Raid em 1983, pela Activision, seu game mais famoso.

Parabéns a todas as mulheres pelo dia de hoje!

 

Contatos:
(21) 3005-3047 | (11) 2626-2523
(21) 98500-8742
contato@jebsweb.com.br
www.jebsweb.com.br